quarta-feira, 20 de abril de 2011

FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO

Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) retrata um pouco da fenomenologia da percepção, juntando diversos conceitos de várias áreas da ciência, principalmente às visões dos cientistas e filósofos, aproximando assim a filosofia da psicologia, dando um maior sentido ao resgate as coisas mesmas, de uma forma mais crítica, na qual o homem se apercebe diante de si mesmo, do outro e do mundo.
A fenomenologia da percepção resgata as nossas experiências, ao chegar à causa do fenômeno, e assim analisamos sem juízo de valor, mas nos apercebendo diante do fenômeno, o que minha relação com o mundo interfere nas minhas atitudes e decisões? a percepção da intencionalidade do nosso corpo e atitudes, pois não somos apenas objetos, somos sujeitos que modificamos e somos modificados por esse mundo.
Uma percepção de um sujeito que está em mundo concreto, no qual faz parte, em que vive e não apenas uma visão de mundo como sendo um objeto, mistura sua consciência intencional, na qual o homem não se reconhece como homem e analisa ao outro como objeto, e a consciência perceptiva, onde o homem leva em consideração suas experiências, vivências do corpo e a sua subjetividade é integrada a si. Contudo compreende o homem e o mundo sem fórmulas, sem regras e principalmente sem princípios, observa e analisa este ser como agente transformador, que tem sentimento, pensa e age, como também um ser que é transformado pelo mundo em que vive.
O homem está em constante movimento, isso quer dizer que está sempre pensando em algo, construindo, observando e modificando valores, conceitos e ações.  Analisando as causas e conseqüências de seus atos, tendo uma percepção de si e do mundo. Na visão cientifica o homem é apenas um objeto de observação e estudo, na visão filosófica percebe o homem, seus pensamentos e seu eu interior. Mesclando as duas podemos ter a visão da fenomenologia da percepção.
Esta tem o objetivo de perceber o homem que encontra-se sempre em sua situação na qual tem que tomar decisões diante de um mundo concreto. Este mundo carregado de sentimentos, no qual podemos chegar através da percepção ao conhecimento e prejulgamentos de um homem que se percebe neste mundo. Enfim e fenomenologia da percepção vê o homem como uma mistura de consciência e de corpo, que podemos chamar de “corpo sujeito, ou sujeito encarnado”. E de forma clara e transparente poder nos ver e ver o mundo que estamos inseridos, que não somos apenas um corpo, mas somos o nosso corpo, carregado de sentimentos e atitudes, que faz o próprio agir do homem.

Fonte Bibliográfica: A FILOSOFIA DO OLHAR E A EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO . Rodrigo Vieira Marques, 60 anos de publicação da FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO, críticas e resenhas.

Um comentário:

  1. adorei este texto, muito esclarecedor, gostei nuito da diferenciação que ele faz do homem enquanto ser subjetivo e objetivo. thiago

    ResponderExcluir