terça-feira, 31 de maio de 2011

Curiosidade Epistemológica




O desafio da "epistemologia" é responder "o que é" e "como" alcançamos o conhecimento? O conhecimento sempre começa pela pergunta, pela curiosidade, Mas o que deve ser obra do sujeito é a passagem da curiosidade espontânea, ingênua para a curiosidade epistemológica. Isso só é feito com reflexão crítica sobre a prática. Quanto mais à reflexão crítica ajudar o sujeito a se perceber e perceber suas razões de ser, mais consciente está o tornado, mais está reforçando a curiosidade epistemológica, e assim, haverá condições para que ele seja sujeito autônomo. A curiosidade é o início de todo o conhecimento, que se substancializa pela ação do perguntar.Todo ser humano traz consigo esta disposição investigativa que sofre, contudo, perturbações de percurso, ora por admoestações do meio familiar em que vive o indivíduo, ora pela intervenção educativa formal que substitui a pergunta por respostas prontas, tratando todos como iguais. A pesquisa possibilita conhecer a novidade e contribui para que a curiosidade vá se tornando cada vez, metodicamente. Uma curiosidade epistemológica interessante é que As primeiras epistemologias foram às regionais que, muitas vezes, surgiram sob a forma de história da matemática, por exemplo. Foi Augusto Comte quem formulou, no sec. XIX, a primeira concepção generalista da ciência. Para este autor, as várias ciências são expressão da actividade do espírito humano, embora cada uma tenha a sua especificidade. Numa perspectiva regionalista considera-se uma ciência em particular como a matemática, a biologia, a sociologia, entre outras. Muitos filósofos nos dias de hoje negam que as questões filosóficas acerca do conhecimento tenham um caráter especial. Defendem que a epistemologia precisa de ser "naturalizada": quer dizer, aproximá-la de uma ou mais ciências, talvez da psicologia cognitiva.

Fonte:  Texto retirado de Problems of Knowledge: A Critical Introduction to Epistemology (Oxford: Oxford University Press, 2001), pp. 1-5.
http://www.pucrs.br/edipucrs/online/autonomia/autonomia/4.4.html

5 comentários:

  1. A curiosidade nós instiga o que é importante para nós, e acaba revelando o que faz sentido pra nossa vida .

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que tivemos uma boa professora nessa disciplina que nos ajudou bastante, espero que o trauma que alguns tinham de epistemologia I tenha sido curado nessa segunda experiência!
    Abraço.

    ResponderExcluir