segunda-feira, 4 de abril de 2011

O existencialismo de Jean Poul Sartre

O existencialismo de Jean Poul Sartre considera que a existência precede a essência, ou seja, o homem primeiramente existe no mundo para depois formar sua concepção de crença e valores.  O existencialismo prega que o homem é o que projeta para si, desse modo traz a responsabilidade desse ato, também influenciado por sua vontade.
A decisão gera a angustia, mas a angustia não deve impedir de agir, distante do quietismo dessa forma se assume a responsabilidade, decisão e compromisso com o sentimento de superação e dedicação, passando por sofrimentos físicos e psíquicos diante de sua escolha.  A escolha de uma identidade que não lhe pertence, passa pela angustia e até mesmo o desespero de construir essa identidade.
Fonte. Texto Existencialismo é um humanismo- Jean Poul Sartre

3 comentários:

  1. Como já postei em outros blogs de colegas da sala, venho pesquisando as postagens sobre Sartre e comentando sobre minha admiração por este grande filósofo existencialista...
    Venho deixando a frase de Sartre para os futuros psicólogos...
    Abrir caminhos é traçar a própria história, pois isso caracteriza o homem.
    Então sigamos nesta trilha...
    Abraços NAtália MArtins

    ResponderExcluir
  2. é notória a grandiosidade desta teoria que nos faz pensar sobre coisas tão corriqueiras como escolhas, identidades e etc... é como entrar em contato com uma verdade absoluta. thiago

    ResponderExcluir
  3. è incrível como a escolha de alguém pode afetar uma pessoa do outro lado do mundo. nós construimos a imagem da humanidade para os outros que virão e se espelharam nas nossas escolhas. por isso muito cuidado com o que você faz! rsrsrrsrs!!
    Priscilla Carvalho

    ResponderExcluir