domingo, 24 de abril de 2011

O existencialismo é um humanismo

Para Sartre não existe outro universo além do universo Humano. O lado humanista do existencialismo afirma que não existe outro legislador além do próprio homem. “O homem deve procurar uma meta fora de si para realizar-se precisamente como ser humano”
‘’ o existencialismo não é tanto um ateísmo no sentido em que se esforça por demonstrar que Deus não existe,pois se assim fosse nada mudaria em seu ponto de vista’’.
 Partindo dessa ótica verficamos que o humanismo existencialista propõe ao homem a responsabilidade por suas escolhas e seus atos e que apenas ele próprio pode salvar-se e não algo divino. O lado otimista do existencialismo é de propor a ação e libertação e não desespero.
Fonte: O Existencialismo é um Humanismo- SARTRE, Jean-Paul. L´ Existetialisme Est um Humanisme.

3 comentários:

  1. gosto de pensar assim também, acho que confiar em um ser divino tornaria a vida mais fatalista do que ela já é... thiago rodrigues

    ResponderExcluir
  2. O momento em que Sartre nos acorda para essa liberdade, nos condena ainda mais a liberdade.

    ResponderExcluir
  3. tiago, aí está a grandiosidade do livre arbitrio, o homem é responsavel por suas escolhas e pelas consequencias das mesmas. você é prisioneiro das suas escolhas, da sua liberdade.
    Priscilla Carvalho

    ResponderExcluir